sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A luta continua


A pedido de muitas pessoas (2 ou 3) decidi começar a escrever novos textos no meu blog.

Sabendo que iria recomeçar o blog, surgiram logo umas 1001 ideias novas, pois nos dias que se avizinham é necessário alertar o máximo de pessoas possível para os problemas que acontecem mesmo debaixo dos nossos olhos, e ficamos apenas estupefactos a velos acontecer sem nada fazer, falo do aquecimento global, da acentuada diferença de classes, que se vem a verificar neste pequeno pais, na parodia que esta a ser este orçamento de estado, tópicos não iriam faltar, a minha maneira de tentar agir é ir escrevendo este blog tentando alertar os leitores para os problemas que os rodeiam e que se preocupem com as situações que estão a acontecer, porque deixar as coisas passar sem nos manifestarmos só nos estamos a prejudicar a nós "O mal das pessoas que não gostam de politica ou não se interessam é que são governadas pelas que gostam".
Mas no entanto não irei falar em nenhum destes tópicos, a pouco tempo vi um filme/documentário brasileiro que me impressionou, falo do Autocarro 174 um filme realizado por José Padilha, que aconselho.
Neste filme é retratada como é a vida dos jovens brasileiros que ficam ao abandono nas ruas, que são completamente rejeitados pela sociedade que os rodeia e são vistos como se não existissem, tendo que seguir pelo mundo do crime e da prostituição, para conseguir sobreviver, fazendo assim do Brasil um dos países com maior taxa de prostituição e taxa de homicídios no mundo.
Sabe-se que no Brasil a vida para grande parte da população activa e bastante difícil, tento de conseguir sustentar as suas famílias com economias muito reduzidas, comparando com as grandes fortunas de abundam nesse pais (repartidas apenas por provavelmente 1000pessoas num pais em que tem uma população aproximada de 191.480.630 habitantes), tendo essas pessoas de trabalhar de sol a sol, e ainda tem que estar contentes pois tem trabalho e conseguem trazer alguma riqueza para a sua família. Digamos que se pode fazer uma analogia com Portugal, pois se compararmos uma pessoa em Portugal, estuda 15anos, forma-se, arranja um trabalho, ganha cerca de 500€ mes, trabalha cinco vezes mais que o patrão e ganha 50 vezes menos, pensa estudei tanto para isto?? No Brasil ocorre o mesmo, apenas de uma forma muito, muito mais injusta/capitalista, o lucro no meu ver nunca pode vir acima do ser humano, mas devido ao cavalgar do capitalismo, cada vez o lucro é mais importante do que o ser humano, coisa que Karl Marks defendeu afincadamente para que nunca viesse a acontecer.
Voltando ao filme, a personagem principal sofre todas as vicissitudes de um jovem de rua, acabando por cometer actos bastantes irreflectidos, muito bem documentados no filme.
Vejam....

3 comentários:

  1. ena! ele voltou a escrever! :) e assuntos não te faltam... a ver se desta vez, não fazes uma paragem tão grande :p *

    ResponderEliminar
  2. surgem 1001 ideias e há muitos pedidos, mas e escrever? hum? nada? :p

    ResponderEliminar
  3. ya joao... bom filme!
    Mts so veem as pexoas como criminosas mas nunca tentam perceber o pk... n é facil viver num mundo repleto de opressores e ambiciosos, sem se importarem com o mal que provocam em seu redor...

    "O mal das pessoas que não gostam de politica ou não se interessam é que são governadas pelas que gostam" - referes-t a k tipo de politica??

    Politica partidaria ou politica de vida??
    O politica existe em todo o lado, cada um tem a sua politica acerca de algo, kd discutes uma ideia c alguem, kd decides algo para ti...
    Agora, politica partidaria so serve para divir a populaçao, para que seja + facil controlar...no lugar de se unirem para algo!
    Anarquia é Harmonia!
    tudo esta ligado e cada um sabe o deve, pode ou nao fazer... e n deve existir ngm acima de ti k t obrigue a fzr o k ele ker...

    ja agr aconselho-t a ver est movie:

    http://video.google.com/videoplay?docid=1886590001316302624#


    é fixe...fala um pouco de tudo!

    fika bem...e ve se escreves mais! ehehehe

    GODAO

    ResponderEliminar